Bíblia e prostituição




Há alguns meses a editora Martins Fontes lançou a graphic novel MARIA CHOROU AOS PÉS DE JESUS – Prostituição e obediência religiosa na Bíblia, de Chester Brown. Em 170 páginas são contadas nove histórias do antigo e novo testamento: Caim e Abel, Tamar, Raabe, Rute, Betsebá, Maria mãe de Jesus, A parábola dos talentos, Maria de Betânia, Mateus, a parábola do filho pródigo. Há ainda um longo posfácio de 110 páginas onde a questão da prostituição na Bíblia é discutida em minúcias.

Para o canadense Chester Brown, prostituição não é um assunto totalmente novo. Em 2012 foi lançado PAGANDO POR SEXO, quadrinho onde ele contava em minúcias suas experiências sexuais com prostitutas, e que contava com um longo posfácio que discutia a questão da prostituição de maneira detalhada e com uma seriedade que impressiona.

Chester Brown

A idéia de MARIA veio a partir da leitura de The illegitimacy of Jesus (A ilegitimidade de Jesus), de Jane Schaberg, de 1987. Nele, Schaberg fala sobre a curiosa decisão do evangelista Mateus de incluir Tamar, Raabe, Tute, Betsebá e Maria na genealogia de Jesus no seu evangelho. Isso porque as mulheres quase nunca eram listadas nas genealogias antigas. Brown não aceita a conclusão a que a autora chega, de que as quatro primeiras mulheres indicariam algo a respeito da mãe de Jesus – que ela teria sido estuprada e abandonada, Jesus sendo seu filho ilegítimo – mas defende que Mateus queria indicar que Maria mãe de Jesus foi prostituta, assim como todas as mulheres citadas anteriormente.  

Não só a questão do sexo é abordada, mas também o da obediência a Deus. Algumas histórias mostram como Deus admira e valoriza aqueles que desafiam suas ordens e trilham seus próprios caminhos. São esses indivíduos propensos ao conflito que costumam receber as bênçãos divinas.

Com seu formato pequeno, lançando mão de quatro quadros por página, traço limpo e econômico e texto sucinto, Maria chorou aos pés de Jesus é tão fascinante quanto brilhante, capaz de contar com um frescor inédito histórias que já ouvimos centenas de vezes.







Comentários