A panda-vermelha do death metal


Aggretsuko, de Rareko. 2018 



Retsuko é uma jovem de 25 anos, solteira, que trabalha na contabilidade de uma grande empresa. Extremamente introvertida, sofre diariamente com os assédios morais do seu chefe machista e com a inconveniência de seus colegas. Sonha em conseguir um outro emprego que a faça feliz, mas é incapaz de agir nesse sentido. Seus únicos momentos de satisfação acontecem à noite, quando vai sozinha a um karaokê com cabines individuais e canta músicas death metal sobre seu cotidiano.

Temos portanto ótimos elementos para um seriado de humor. Mas o que chama mais a atenção da série japonesa em 10 episódios produzida pela Netflix é que se trata de um desenho animado com personagens antropomórficos ultra fofos, criação da mesma empresa que deu ao mundo a Hello Kitty. A fofura e os traços simples e estilizados, com suas cores berrantes, contrastam com a história da panda-vermelha com uma raiva incontrolável dentro de si.

O que acaba se tornando menos importante conforme se assiste à série, graças ao roteiro enxuto e direção objetiva de Rareko. O foco do programa é sua protagonista Retsuko, e tudo é feito para que o público se conecte com seus problemas emocionais. Os coadjuvantes são todos, sem exceção, interessantes e contribuem com o andamento da trama, sem a necessidade da criação de pequenos núcleos (típico em novelas e cada vez mais comum nas séries). O tom é predominantemente cômico, mas há alguns respiros dramáticos, sempre muito sutis, que tornam a história mais interessante. Solidão, decepção com a carreira, sociopatia, assédio, relacionamento abusivo, tudo quase nas entrelinhas.

Talvez seja estranho para o público adulto ocidental assistir a esse tipo de produção. Excetuando os filmes animados de Hayao Miyazaki e Isao Takahata, produzidos pelo Studio Ghibli, os animes japoneses continuam restritos a crianças e adolescentes, e quando rompem essa faixa etária é sempre restrito a um pequeno nicho de apreciadores. Talvez um pouco culpa da própria produção, cheia de signos e clichês incompreensíveis para os não iniciados.

De qualquer forma, Aggretsuko é uma grande série.




Comentários