Gênio andante

O adjetivo “genial” pode ser desgastado e um pouco fora de moda. Mas não consigo conceber outra palavra para designar o trabalho de Alex Majoli.

Scene #8040, São Paulo, Brazil, 17 de junho de 2014, foto de Alex Majoli (divulgação)

Majoli (a pronúncia é Maióli) nasceu em 1971, em Ravena, cidade dos luminosos mosaicos medievais. Lá, estudou artes e participou da agência fotográfica F45. Passou a atuar para imprensa autonomamente em países como a antiga Iugoslávia, Grécia, Brasil, China, República do Congo e Estados Unidos. Integra a agência Magnum e vem abordando desde questões manicomiais ou ligadas a conflitos armados até às de caráter mais ameno, do cotidiano e de situações intimistas.

 Cartaz da exposição Andante, de Alex Majoli, no MAR de Ravena (divulgação)

Em abril de 2018 inaugurou-se no Museo d’Arte della città di Ravenna, o MAR, a exposição Andante, com vídeos e fotografias feitos por Majoli desde 1985.






 Obras e salas da exposição Andante (fotos: Alex Miyoshi)

Curada por Majoli, a exposição ocupa três andares do museu, do qual o terceiro é dedicado à Scene, seção co-curada por Diane Dufour, David Campanyuno e Cyrill Delhomme.


 Obras e salas da seção Scene da exposição Andante (fotos: Alex Miyoshi)


 Scene #3304, Yi Xian, China, 2016, foto de Alex Majoli (divulgação)

Scene #1095, Pointe Noire, Congo, 2013, foto de Alex Majoli (divulgação)


O barroco vem à mente, seja na abordagem caravagesca ou em composições ao modo de Géricault e Delacroix. Percebe-se também, em toda a produção de Majoli, uma teatralidade que ele mesmo reconhece exaltar.

 Scene #6404, Cairo, Egito, 11 de fevereiro de 2001, foto de Alex Majoli (divulgação, exposição SKÊNÊ, em Nova York)



A teatralidade em situações “reais” já havia sido explorada por Majoli na exposição SKÊNÊ, feita na Greenberg Gallery, de Nova York, em 2017. Ben Taub, da New Yorker, cravou a expressão: “O mundo como um palco do fotojornalista”.

Scene #0435, Republic of Congo, 2013, foto de Alex Majoli (divulgação, exposição SKÊNÊ, Greenberg Gallery, Nova York)
  

Scene #60410, Lesvos, Greece, 2015, foto de Alex Majoli (divulgação, exposição SKÊNÊ, Greenberg Gallery, Nova York)

Scene #9539, Brazil, 2010, foto de Alex Majoli (divulgação, exposição SKÊNÊ, Greenberg Gallery, Nova York)

Uma parte da crítica e o diretor do MAR, por sua vez, qualificam os registros de Majoli como mescla de realidade e ficção, o que sem dúvida lhes cabe. Há, porém, uma concretude esmagadora que quase não deixa espaço para abstração, um realismo que nega a si mesmo sem no entanto ser non sense nem surreal.






 Obras e legendas da exposição Andante (fotos: Alex Miyoshi)


O sentido das imagens confunde-se também graças à solução no modo de expor obras e legendas. A mostra não prescinde das palavras e usa até mesmo frases de Pirandello, dentre outros, mas de forma comedida. As legendas não são dispostas individualmente sob cada quadro e sim em conjunto discreto de pequenos desenhos, quase infantis, postos no canto da sala como que criando outra obra, ou outra realidade. Nos auxiliam desse modo a compreender um pouco do quê, do onde e do quando cada situação foi fotografada. Com isso, outros aspectos se sobrepõem: o suspense, o drama, às vezes também o humor, presentes igualmente nos vídeos de Majoli. Assista-se, por exemplo, um trecho de Mermaids.

Trecho de Mermaids (2013), de Alex Majoli, acompanhado pela canção homônima de Nick Cave & The Bad Seeds (vídeo: Alex Miyoshi)


Única nota dissonante: o catálogo lamentavelmente não corresponde em qualidade à mostra, parecendo ser um livro independente dela. O projeto gráfico cool, exercício enfadonho de dobragem e desdobragem de papeis, inviabiliza a apreensão das sutilezas de Andante. Muito melhor acompanhar este vídeo sobre a exposição e o trabalho de Majoli.

Catálogo da exposição Andante (divulgação)


Fontes:
http://www.mar.ra.it/ita/Mostra/Andante.-Alex-Majoli
https://www.icp.org/browse/archive/constituents/alex-majoli?all/all/all/all/0
http://www.artribune.com/arti-visive/fotografia/2018/04/video-alex-majoli-andante-mostra-mar-ravenna/
http://photographmag.com/reviews/alex-majoli-skene-at-howard-greenberg-gallery/
https://www.newyorker.com/culture/photo-booth/alex-majolis-skene-the-world-as-a-photojournalists-stage

Comentários