Só a realidade é real

Uma vez, Chuang Tzu sonhou que era uma borboleta. Quando acordou, não sabia mais se era Chuang Tzu que tinha sonhado ser uma borboleta, ou se era uma borboleta sonhando ser Chuang Tzu.



Antonio Forbera - O cavalete do pintor - 1686 - Museu Calvet - Avignon

Essa velhíssima história chinesa do século 4º antes de Cristo deu muito pano para manga. A partir dela, Borges escreveu um admirável ensaio intitulado Nova refutação do tempo. 

As realidades virtuais, que sempre existiram por meio das artes, acentuaram-se com os desenvolvimentos tecnológicos. Steven Spielberg tomou essa questão como tema de seu último filme, Jogador Nº 1.





Não é um tópico original. Mas o filme traz prodígios visuais, situações inesperadas e invenção que não pára. Com sua moral repetida várias vezes, "só a realidade é real", Jogador Nº 1 tem um tom de conto filosófico. No final, surge uma clara distição entre o que é realidade e o que é fantasia.

Mas essa realidade distinta da fantasia também é fantasia, já que mergulhamos num filme. O "real" Wade Watts é tão fictício quanto seu avatar Parsifal.

Além disso, a nossa experiência do real não é menos fantástica. Que é a vida? uma sombra, uma ficção - como queria Calderón de la Barca - porque tudo na vida é sonho e os sonhos, sonhos são.


Paolo Veronese - Afresco na Villa Barbaro



Um ponto suplementar trazido pelo filme pelo universo dos videos-games é a faculdade de existir por meio de avatares. Second Life.

O amálgama entre o que eu sou, o que eu quero ser e o que eu pareço ser, é indissolúvel. Delacroix preocupou-se repetidamente em seu Diário: cada um de nós usa máscaras. Meu olhar para mim mesmo no espelho é a verificação de meu avatar. Spielberg pressupõe um "ser" por trás das máscaras. Mas talvez só existam máscaras. Philippe Beaussant escreveu uma vez que, na corte de Luís 14, o ser e o aparecer se confundiam. Que um cortesão nu não existia, porque deixava de ser. 


Hyacinthe Rigaud - Philippe de Courtillon, marquês de Dangeau - 1702 - Museu do Castelo de Versalhes







Comentários