O diabo é lindo


O diabo é lindo. Mais precisamente tem 1,91m de altura, pesa 80kg e fala com sotaque britânico. Ou pelo menos é como o diabo é caracterizado pela série Lúcifer, disponível no Netflix (acho que originalmente de algum canal por assinatura). Pessoas lindas, aliás, não faltam na série. A detetive que faz par romântico com o diabo é também linda, o irmão mais velho do tinhoso também é lindo, e sua mãe – sim, o diabo tem mãe! – é uma das mulheres de meia-idade mais lindas que poderiam ter encontrado para o papel. Ela não é velha o bastante para ser a mãe de Lúcifer e de seu irmão anjo. Mas quem se importa? Seres celestiais envelhecem aos milênios e podem escolher o corpo do mortal que quiserem.


Lúcifer (interpretado por Tom Ellis)


A figura de Lúcifer foi parcialmente inspirada nos quadrinhos da série Sandman, de Neil Gaiman. No mais, a história é simples: o diabo cansou do inferno e abriu uma boate em Los Angeles, onde todos bebem o dia inteiro e querem transar com ele. Por obra do acaso (ou de Deus) conhece a detetive Decker e com ela passa a resolver crimes. Uma série romântico-policial com pitadas angelicais e divertidas barbeiragens teológicas.

A ausência de Cristo e a caracterização excessivamente humana dos seres celestiais - que além de encherem a cara, também se apaixonam e vão à terapia - faz pensar nos deuses do mundo antigo. Eles se envolviam com mortais, gozavam a vida, se metiam em guerras e eram caprichosos ao extremo. A relação da mãe de Lúcifer - uma deusa sem nome - com Deus remete à relação entre Hera e Zeus.  O inferno não é um lugar quente com labaredas e tormentos, mas um território gélido cercado por grandes portões, onde a neve cai constantemente. Qualquer semelhança com a mansão de Hades não é casual.

O diabo, seu irmão e sua mãe


Não sei como um cristão rigoroso reagiria às caracterizações dos personagens. Eu, historiador da arte-economista-ateu, acho um deleite. Especialmente com pipoca e coca-cola. A começar pelo herói, o adorável-apolíneo diabo. E pelo antagonista: Deus-todo-poderoso, um ser egocêntrico, vingativo e muito pouco generoso. Ele não tem forma humana, nem aparece em nenhum momento da série (pelo menos até a temporada 2), mas sabemos que todas as mazelas dos personagens vêm de seu lado caprichoso, demasiadamente humano. Nada mais apropriado para quem nos criou a sua imagem e semelhança.


Lúcifer e a detetive Decker




Comentários

Postar um comentário