O que é uma boa exposição de arte


Uma boa mostra de arte não precisa de muito. Boa arte é imprescindível, sem dúvida. O arremate perfeito são: coerência e expografia que a valorizem. E só. Sem malabarismo teórico.



Quadros de Van Gogh, Degas e Renoir do Philadelphia Museum of Art, em exposição no Palazzo Reale de Milão

Impressionismo e Avanguardie: una storia di grande collezionismo americano é uma seletíssima exposição de obras-primas do Philadelphia Museum of Art trasladadas ao Palazzo Realle de Milão com proposta simples e eficaz. Trata de valorizar o papel dos amantes, colecionadores e doadores de obras de arte aos museus, entrecruzando-se com as histórias dos artistas e sua produção.




O atleta americano (1901-25) de Rodin, com fotografia de Samuel Stockton White III



Na mostra está o Atleta, de Rodin, para quem posou Samuel Stockton White III (1876-1952), grande colecionador de arte e, quando universitário em Cambridge, também um importante precursor do bodybuilding.



Fotografia do casal Arensberg com Duchamp, entre as obras de Picasso, Brancusi e Kandinsky na mostra do Philadelphia Museum of Art no Palazzo Reale de Milão

Um núcleo de obras doadas por Walter e Louise Arensberg, colecionadores cruciais para as carreiras de Marcel Duchamp e tantos outros artistas, agrupa-se de modo exemplar em uma pequena sala.

Amanhã tratarei da outra mostra temporária estupenda no mesmo Palazzo Reale, Dürer e il Rinascimento, tra Germania e Italia.

Comentários