Como eu, não, você não conhece. Já viu reproduções de suas fotos em livros e catálogos; talvez algumas fotos originais em exposições. Sempre mais ou menos as mesmas, porém: os garotos de praia, no Rio, ou alguns nus, aqui e ali.
É que Alair Gomes deixou fotos em dezenas de milhares, hoje custodiados pela Biblioteca Nacional. E centenas, milhares de páginas escritas, que estão lá também, aguardando leitores e estudiosos. Pouquíssimo disso tudo é conhecido e estudado.
Aline Gomes pesquisa seu xará em sobrenome há anos. Começou a puxar o fio dessa enorme meada. Se quiser saber mais, ouça o podcast que ela gravou sobre sua pesquisa:
https://open.spotify.com/episode/3wK3R04d3I9b6qcy23JMV2?si=ca4Zg5qwSwiOPCDYzPZodA
*
During the Middle Ages, murderous tournaments highly
entertained sophisticated people; and in the French revolution, guillotine
executions were the thrill of Paris. I must not ignore the fact that when I
myself visited Madrid and saw a bullfight, I enjoyed it so much that a week
later I returned to the plaza de toros to see another corrida - and that,
though hesitating, and under the urge of an energetic Spanish lady who sat by
my side, [I] clicked my camera for a few successive times at a handsome
toreador who was being gored, perhaps to death, and tossed up to the air by a
blood-dripping, tortured bull about to be killed - and that I still proudly
keep the photos at home.[1]
[1] GOMES, Alair. A New Sentimental
Journey, 1983, p. 336-337. Acervo: Biblioteca Nacional, Rio de
Janeiro.
A foto e o texto inéditos acima são de Alair Gomes, que Aline Gomes publicou num artigo:
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12417
Nesse artigo, a comparação entre Alair Gomes e Goya:
E a percepção de Alair Gomes como fotógrafo e como agudo analista da anatomia masculina (sempre no mesmo artigo)
the back of the
standing young man incarnates and reveals the beauty-essence of ascension – his
buttocks are the still motor of ascension […] In the bare back of a standing
young man, the cleft between the bloated wings of his buttocks is certainly
scandalous, but not in flagrant, glaring sense of cazzo; puissant or tender, or
both, his buttocks are also very much pure poetry, and the fissure between them
is scandalous in an eminently poetical sense.[1]
Comentários
Postar um comentário