Giovanni Bellini, Madonna con Bambino
benedicente, 1470-90, Musei Civici di Treviso
É o Museo Civico di Santa Caterina, detentor de um conjunto
artístico fabuloso, da idade média ao século XVIII. Aparte isso, sua
museografia foi recentemente refeita, inspirada no altíssimo modelo do arquiteto
Carlo Scarpa e com um resultado que pode até mesmo ser equiparado ao do mestre
veneziano.
Uma das salas do
Museo di Santa Caterina; à esquerda, a madona de Pier Maria Pennacchi, ao
centro a de Bellini e à direita a de Cima da Conegliano
A pinacoteca foi fundada em 1851 e transferida para os
antigos convento e igreja de Santa Catarina a partir de 1967. O museu foi reaberto
em fevereiro de 2018, com projeto do Studiomas Architetti, com um raro senso de
atenção ao patrimônio museal que o observa obra por obra, ao mesmo tempo
considerando-o em grupo. Exemplo é a sala com diferentes madonas, a partir da
qual a obra prima de Bellini, colocada em outra sala, é visível graças ao recurso
extremamente simples e eficaz de se posicioná-la entre o recorte aberto das
paredes.
Afresco com madona
e menino, de Gentile da Fabriano
O admirável afresco de Gentile da Fabriano é exposto numa
pequeníssima sala (perceba-se a dificuldade de fazer a fotografia acima,
tomando a obra no suporte), na qual os arquitetos ousaram introduzir um arranjo
um pouco ao modo de Mondrian, um pouco oriental – e
sem dúvida ao de Scarpa –, que faz valorizar ainda mais a obra
gótico-renascentista.
Alegorias da
Geometria e da Hidráulica com emblemas da família Benaglio (século XVI) de Domenico
Capriolo
Outro exemplo. Duas tabuletinhas constituem as Alegorias
da Geometria e da Hidráulica, pintadas por Domenico Capriolo na primeira
metade do século XVI e cuidadosamente colocadas na aresta de duas paredes, a
45º, apoiadas sobre um suporte feito especialmente para elas. Cores, luzes e
formas, tanto as do pequeno conjunto quanto as da sala, convergem para fazer
ver melhor e com o máximo de aproveitamento a pintura.
Painel com quadros
do século XVII do Museo di Santa Caterina
Os temas são dispostos de modo sugestivo, como no painel
sanfonado em que é possível observar, lado a lado, as iconografias de Judite e
Davi vitoriosos com seus troféus.
Sperone Speroni
(1544) de Tiziano
Leandro Bassano, Retrato
masculino, século XVI
Francesco Porcia, Retrato
masculino, século XVI
Os retratos da coleção parecem ser fruto de um garimpo
finíssimo e ganham ainda mais vida no museu em decorrência da cuidadosa expografia.
Jan Mandjn São
Cristóvão e inferno
Por fim, o estranho quadro de Jan Mandjn conjuga um São
Cristóvão e um inferno que, dentro da sala escura do museu, ao lado de peças
tão distintas mas de semelhante fascínio, reluz como joia meio assombrosa e meio
divertida em um gabinete moderno de curiosidades.
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