Um pequeno grande museu

Na cidade de Treviso, no norte da Itália, uma boa surpresa: um museu de arte que, embora pequeno, guarda em abundância trabalhos grandiosos.

Giovanni Bellini, Madonna con Bambino benedicente, 1470-90, Musei Civici di Treviso

É o Museo Civico di Santa Caterina, detentor de um conjunto artístico fabuloso, da idade média ao século XVIII. Aparte isso, sua museografia foi recentemente refeita, inspirada no altíssimo modelo do arquiteto Carlo Scarpa e com um resultado que pode até mesmo ser equiparado ao do mestre veneziano.

Uma das salas do Museo di Santa Caterina; à esquerda, a madona de Pier Maria Pennacchi, ao centro a de Bellini e à direita a de Cima da Conegliano

A pinacoteca foi fundada em 1851 e transferida para os antigos convento e igreja de Santa Catarina a partir de 1967. O museu foi reaberto em fevereiro de 2018, com projeto do Studiomas Architetti, com um raro senso de atenção ao patrimônio museal que o observa obra por obra, ao mesmo tempo considerando-o em grupo. Exemplo é a sala com diferentes madonas, a partir da qual a obra prima de Bellini, colocada em outra sala, é visível graças ao recurso extremamente simples e eficaz de se posicioná-la entre o recorte aberto das paredes.

Afresco com madona e menino, de Gentile da Fabriano

admirável afresco de Gentile da Fabriano é exposto numa pequeníssima sala (perceba-se a dificuldade de fazer a fotografia acima, tomando a obra no suporte), na qual os arquitetos ousaram introduzir um arranjo um pouco ao modo de Mondrian, um pouco oriental – e sem dúvida ao de Scarpa –, que faz valorizar ainda mais a obra gótico-renascentista. 

Alegorias da Geometria e da Hidráulica com emblemas da família Benaglio (século XVI) de Domenico Capriolo

Outro exemplo. Duas tabuletinhas constituem as Alegorias da Geometria e da Hidráulica, pintadas por Domenico Capriolo na primeira metade do século XVI e cuidadosamente colocadas na aresta de duas paredes, a 45º, apoiadas sobre um suporte feito especialmente para elas. Cores, luzes e formas, tanto as do pequeno conjunto quanto as da sala, convergem para fazer ver melhor e com o máximo de aproveitamento a pintura.

Painel com quadros do século XVII do Museo di Santa Caterina

Os temas são dispostos de modo sugestivo, como no painel sanfonado em que é possível observar, lado a lado, as iconografias de Judite e Davi vitoriosos com seus troféus.

Sperone Speroni (1544) de Tiziano


 Leandro Bassano, Retrato masculino, século XVI



Francesco Porcia, Retrato masculino, século XVI

Os retratos da coleção parecem ser fruto de um garimpo finíssimo e ganham ainda mais vida no museu em decorrência da cuidadosa expografia.


Jan Mandjn São Cristóvão e inferno
  
Por fim, o estranho quadro de Jan Mandjn conjuga um São Cristóvão e um inferno que, dentro da sala escura do museu, ao lado de peças tão distintas mas de semelhante fascínio, reluz como joia meio assombrosa e meio divertida em um gabinete moderno de curiosidades.



Para saber mais, clique aqui e aqui.

Comentários