A primazia da ação

DOSSIÊ FILMES SOBRE DITADURA BRASILEIRA. IV - ON VOUS PARLE DU BRÉSIL: CARLOS MARIGHELA, DE CHRIS MARKER, 1970.



Falei anteriormente sobre Chris Marker e seus curtas metragens políticos nesta postagem aqui. Hoje o foco é esse pequeno filme de 16 minutos sobre um dos maiores combatentes da ditadura militar brasileira: Carlos Marighela. 

Marighela foi um político, guerrilheiro e escritor brasileiro e, a partir de 1964, um dos principais organizadores da luta contra a ditadura militar brasileira, chegando a ser considerado o inimigo "número um" da ditadura. Foi morto em 1969, numa emboscada armada por agentes do Dops (Fleury estava lá).


O curta começa com imagens de um noticiário de tv. Não se ouve o que a apresentadora diz. Não importa. Isso porque a tv não vai falar das coisas importantes, como deixa claro a voz do narrador:









Segue-se a entrevista, concedida em Cuba e provavelmente refeita em francês, de um dos camaradas de grupo ALN de Marighela, que preferiu não se identificar - todo o cuidado era pouco naqueles tempos. Na tela, uma tv com sua constante interferência, e nela há somente a sombra do sujeito e um microfone.





O filme faz uso de várias fotos de arquivo mostrando militantes em ato nas ruas e a reação da polícia, enquanto o narrador fala sobre o progressivo endurecimento do regime militar e o início da luta armada, com a Ação Libertadora Nacional iniciando a guerrilha urbana. Há também imagens do enterro de Edson Luís, estudante morto em 28 de março de 1968, em ação da polícia que reprimiu protestos de estudantes no Rio.



Uma curiosidade: na imagem acima, na ocasião da libertação do militantes presos em troca da soltura do embaixador Charles Burke Elbrick, podemos ver José Dirceu ao centro, entre o velho Gregório Bezerra e o sindicalista José Ibraim. Dirceu foi responsável pela divulgação dos dois documentários de Marker sobre o Brasil, exibindo-os em circuitos alternativos em 1970.


Postei o vídeo no youtube, para acionar as legendas em português basta clicar no botão especificado:



Comentários