Freud ou fraude?

Fake or fortune é mais do que uma série documental que investiga peças artísticas genuínas ou falsificadas. É também um breve e refinado curso de história da arte.


Produzida desde 2011 pela BBC One, Fake or fortune concluiu em 2018 sua sétima temporada. A série exibe fôlego e audiência que ultrapassa 5 milhões de espectadores só no Reino Unido, um feito extraordinário considerando-se o tema incomum para o grande público, ou seja, o universo (milionário, é verdade) da arte internacional.



Um dos motivos para o sucesso de Fake or fortune decorre da presença de elementos de séries de ficção policial, como Prime Suspect, CSI, Law & Order e afins.


De fato, na melhor tradição britânica de duplas de detetives, os protagonistas tem um quê de Miss Marple e Poirot, Morse e Lewis, Watson e Holmes; são a jornalista Fiona Bruce e o marchand Philip Mould que, às vezes, estão acompanhados de experts como o historiador da arte Bendor Grosvenor.


Apetrechos de alta tecnologia e viagens para verificação de documentos e comparações com outras obras de arte dão sabor às investigações. Especialmente a intuição, também a do espectador, é posta à prova desde o início até ao fim de cada episódio.


O Netflix disponibiliza no Brasil os quatro episódios da quarta temporada, de 2015, com legendas em português.

Vale muito a pena assisti-los e entoarmos, em coro, que o Netflix disponibilize todas as temporadas para nós brazucas.

É possível também encontrar episódios sem legenda no Youtube.


Comentários