Homenagem a Marcatti

Pude ler finalmente a coletânia MARCATTI 40, homenagem a Francisco Marcatti Jr. editado pela Ugra Press no final de 2017. Escatológico, grosseiro e irresistivelmente divertido, esta é uma justa homenagem a um dos autores mais respeitados e prolíficos dos quadrinhos underground brasileiro.

Nascido em São Paulo em 1962, Marcatti publicou sua primeira história em 1977 na edição de estréia da revista Papagaio. Mas foi num cômodo de sua casa que a magia acontecia. Com uma pequena máquina offset imprimiu por conta própria mais de quarenta revistas em quadrinhos, vendidas sempre de maneira independente.


Dentre suas obras mais conhecidas estão a adaptação do romance autobiográfico do poeta Glauco Mattoso, MANUAL DO PODÓLATRA AMADOR, que virou AS AVENTURAS DE CLAUCOMIX, O PODÓLATRA, os gibis da banda RATOS DE PORÃO, e a série FRAUZIO, cuja primeira edição em 2001 foi feita por encomenda pela editora Escala. De lá para cá já foram lançadas 20 revistas com o personagem.


Para quem tem estômago forte, recomendo a leitura. De qualquer modo, o autor está trabalhando na adaptação em quadrinhos de OS MISERÁVEIS, de Victor Hugo, para a Companhia das Letras, ainda sem previsão de lançamento. Para mais informações, entre em seu site clicando aqui. 



Comentários