Já reparou nas propagandas de perfumes masculinos?
As campanhas publicitárias desses pequenos frascos são encontradas em diversos formatos, são ensaios fotográficos elaborados, vídeos com trilhas sonoras e uma fotografia sofisticada, dignos de qualquer produção cinematográfica. Conjunto de close-ups de rostos masculinos com miradas intrigantes. Um modelo ou algum galã hollywoodiano do momento passeiam pelas telas, algumas vezes o roteiro adiciona uma figura feminina cheia de charme e beleza, apenas para fazer graça ao parceiro de cena. Nessas variações a figura masculina aparece como principal ornamento, um mundo onírico de promessas viris e de uma vida extraordinária.
Em 1966 Christian Dior lançou o Dior Eau Sauvage, uma fragrância a base de limão, alecrim, vetiver, manjericão, musgo de carvalho, almíscar e talvez outras especiarias não reveladas. A campanha publicitária apresentou as elegantes ilustrações de Renato Zavagli Ricciardelli delle Caminate (1909-2004).
As campanhas publicitárias desses pequenos frascos são encontradas em diversos formatos, são ensaios fotográficos elaborados, vídeos com trilhas sonoras e uma fotografia sofisticada, dignos de qualquer produção cinematográfica. Conjunto de close-ups de rostos masculinos com miradas intrigantes. Um modelo ou algum galã hollywoodiano do momento passeiam pelas telas, algumas vezes o roteiro adiciona uma figura feminina cheia de charme e beleza, apenas para fazer graça ao parceiro de cena. Nessas variações a figura masculina aparece como principal ornamento, um mundo onírico de promessas viris e de uma vida extraordinária.
Em 1966 Christian Dior lançou o Dior Eau Sauvage, uma fragrância a base de limão, alecrim, vetiver, manjericão, musgo de carvalho, almíscar e talvez outras especiarias não reveladas. A campanha publicitária apresentou as elegantes ilustrações de Renato Zavagli Ricciardelli delle Caminate (1909-2004).
A primeira ilustração criada em 1966 por René Gruau, nome adotado pelo artista, era no mínimo surpreendente. A imagem de um corpo masculino segmentado exibia apenas da cintura aos pés. O fundo escurecido limitado pelo tom mais claro demarca a linha do solo. Um par de pernas magras preenchidas por uma pilosidade sugerida por traços finos e curtos. Estes acompanham a parte interna das panturrilhas e seguem na mesma orientação pela canela. Coxas, sexo e quadril são cobertos por um roupão. Os pés abertos diagonalmente calçam chinelos de estilo confortável. A cena nos sugere frescor, insinuando que o modelo acabara de sair do banho. Além disso, um certo despojamento é criado pela vestimenta, e se por acaso o nó do roupão se desfizesse? Nosso modelo estaria nu! As pernas despidas e a nudez sugestiva talvez funcionassem para construir o “selvagem”, reforçado pelo slogan da campanha que apontava seu público alvo: “uma colônia viril, discreta e fresca”. A etiqueta inclinada na frente do roupão não deixa dúvidas: “pour hommes”.
A mesma cena ganha outras versões. O clássico roupão é substituído por um tecido com motivos que imitam a pele de um felino. Os pêlos se enumeram nas coxas, agora expostas, e os pés descalços acentuam aspectos de um homem menos sofisticado.
A pilosidade é detalhe importante nas primeiras ilustrações do Eau Sauvage. O rapaz de dorso nu com uma cabeleira negra e volumosa é um exemplo. Inevitável deixar de notar os cabelos negros que eclipsam o olhar do modelo e ainda o peitoral com uma penugem organizada em formato geométrico. Cabelos e pêlos reforçam elementos viris. Já o formato longilíneo dos dedos da mão direita conferem um toque delicado que se projeta até o frasco do perfume.
Na década seguinte o modelo perde a timidez. Caminha nu e descalço. Uma toalha repousa sobre o ombro direito e se prolonga sobre o tronco, cobrindo o sexo e exibindo o restante da silhueta masculina. O rapaz magro encara o observador segurando seu Eau Sauvage, elemento que se tornaria imprescindível nas ilustrações futuras de Gruau.
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Ilustração de René Gruau. Campanha do perfume Dior Eau Sauvage, c.1967. |
Em outra cena, René Gruau nos transforma em voyeurs. O cenário é composto por um espelho, uma prateleira com o frasco do perfume e uma pia. Estamos no banehiro, local de intimidade. A visão ainda é apenas de uma porção do corpo nu. Por uma fresta Gruau nos mostra o modelo de costas, olhando-se no espelho. O reflexo revela o rosto, as duas mãos que tocam as mandíbulas e a cabeça levemente inclinada para trás que acentua o queixo. Os olhos fechados sugerem a sensação de prazer e relaxamento. A nádega direita desenhada por um pequeno traço côncavo termina na porção da cena escondida.
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Ilustração de Rene Gruau. Campanha do perfume Dior Eau Sauvage, 1978. |
O esconde-esconde transforma uma cena cotidiana num jogo de sedução, o que se oculta torna-se tão sedutor quanto as cenas em que se revela tudo.
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lustração de Rene Gruau. Campanha do perfume Dior Eau Sauvage. |
No tempo do lançamento de Eau Sauvage, para vender perfumes masculinos, a moda era explorar a imagem de homens trabalhadores, pais e maridos devotados. A arte de René Gruau parece ter fugido dessas escolhas e se aproveitou da imagem atraente do playboy, do homem sedutor, um jovem mais interessado nos momentos de prazer do que nas obrigações.
Em 2015 a campanha do perfume usou cenas do filme Les Aventuriers (Os Aventureiros) de 1967 dirigido por Robert Enrico. O vídeo da Dior compilou as cenas que Alain Delon protagonizava no barco com a atriz Joanna Shimkus. A beleza de Delon seguia as escolhas dos jovens ilustrados por René Gruau.
Hoje a marca aderiu aos corpos musculosos, lisos, sem pêlos, mas ainda apostando em recortes que exibem e escondem partes do corpo masculino.
Em 2016 Dior fez um tributo ao perfume que virou referência da marca francesa.
Parece que a publicação mais recente sobre as ilustrações masculinas de René Gruau é de 2012 (infelizmente a ediçao não é muito facíl de ser encontrada no Brasil).
Um site que se diz oficial do artista possui pouquissimas ilustrações:
E para quem quiser se aventurar a Christie's vende algumas das ilustrações de Gruau.
Aline, excelente texto! achei bem interessante como a equipe de propaganda da fragrância Dior Eau Sauvage re- significou o ideal de homem selvagem desde seu lançamento.
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